Wednesday, July 14, 2004

sangui bão

Cinema brasileiro- só vale a pena assistir se for sobre futebol (minto, pornochanchadas, Os Trapalhões década de 70 e O Assalto do Trem Pagador também são bons). Filmes como Boleiros, um outro sobre o goleiro Barbosa da Copa de 50, outro ainda sobre a infância do Pelé e todas as filmagens do canal 100, valem mais que toda a filmografia nacional das últimas três décadas elevada a quarta potência.
Estava a andar pelo shopping de minha cidade quando passei em frente das salas de exibição do cinema. Em uma delas estava em cartaz o novo filme sobre Pelé, com alguns gatos pingados comprando ingressos. Em outra, uma fila grande para verem o filme sobre o Cazuza. Fiquei inicialmente meio atônito, achando que não tinham me avisado que o esporte nacional tinha mudado do futebol para o BURACO.Mas não, é que o Edson Arantes Entende! do Nascimento é odiado pelos esquerdistas desta porca nação. Não bastasse ele ter sido o maior jogador de futebol que o mundo já viu (ahh inveja..)ele não encarna o negro dos sonhos de nossa Inteligentzia Esquerdista, aquele "neguinho qué nhônhô!", tão comun atualmente entre uma corja de negros incompetentes, reprimidos e pouco afeitos a pegar no pesado, que ficam pedindo cotas, marketing social e Estado Sinhozinho em toda a parte. Pois Pelé nunca precisou disso. Se destacou pelo esforço e pelo talento nato aperfeiçoado e desenvolvido através de muita disciplina, organização e empenho. Estudou, leu, se tornou empreendedor (crime lesa-pátria nessas paragens).Anátema, foi militar e católico praticante.Apesar de ter ajudado o Brasil a ganhar três copas do mundo, ficando mais famoso que o próprio país (que muita gente ainda acha ter por capital Buenos Aires, por língua o espanhol e ter gente de cocar andando pela rua, se bem que com o novo presidente...mas deixa isso pra lá), se tornou um cosmopolita. Demonstrou bem o seu caráter num ocorrido no início da década de setenta. Quando o Santos fazia uma excursão pelos EUA foi convidado para uma homenagem no Harlem por um grupo do movimento negro americano, logo após uma vitória sobre o Cosmos de NY. Aceitou comparecer a cerimônia com a condição de que todo o time do Santos fosse homenageado, com seus atletas brancos, mulatos e negros, pois ele estava lá numa excursão do time e todos eram responsáveis pelas vitórias.Não teve resposta, cancelaram a cerimônia(estão vendo- para não dizerem que não falo mal de americanos- ,lá também tem retardados). E além de tudo isso, Pelé proferiu uma conclusão definitiva para a questão da brasilidade do século vinte: "-Brasileiro não sabe votar." (O que deveria ser um óbvio ululante após as eleições de Jânio, Collor e Lula, mas que a maioria de nossos sociólogos ainda não atinou).
Daí que a turma do "tudo pelo social" elegeu novos ídolos para serem divulgados, inescapavelmente figuras medíocres como o burguesinho-branquelo-bichinha Cazuza, que por conta de todos os tipos de excessos contraiu AIDS e ao invés de enfrentar a morte com honradez e dignidade, descambou a dar shows de revolta descabida e impropérios verbais, tentando jogar em cima de outros - a sociedade, o capitalismo, Deus- a responsabilidade de seus atos. Nossa mediocracia (democracia da mediocridade, poderia ter escrito merdocracia, o que daria no mesmo, mas assim fica menos ofensivo- estou bonzinho hoje)mergulhou fundo no lodo, e ai de quem tentar subir num murudum que seja para dar uma espiadela no mundo fora da redoma embaçada pelos vapores mefítico do nosso pântano de idéias. Será puxado pela perna pela multidão de zumbis alucinados para o fundo da massa informe novamente. Aqui... nem desinfetando com Diabo Verde.

0 Comments:

Post a Comment

Esta é uma página pessoal, não é banheiro público que é obrigado a aceitar qualquer dejeto que saia de orifícios semi-articulados como soi ocorrer cá no burgo palafitado.Portanto não serão publicados ataques a honorável pessoa que vos fala, tampouco ataques objetivos a outras pessoas ou que deem margem a ações judiciais , mesmo a rematados filhadaputas que por acaso os mereçam, pois meu preciso dinheirinho é suado e me enoja a perspectiva de ficar em audiências com os tipos de rábulas engravatados e togados que infestam nossas paragens.

<< Home